sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Chaminé da Replan


Há mais de quatro anos vejo as chaminés da Replan, a refinaria da Petrobras em Paulínia, da sacada de meu apartamento. De vez em quando as chamas estão mais evidentes e apesar de saber que ambientalmente não é nada bom, é bonito ver o fogo à distância, especialmente no entardecer ou à noite.
Hoje porém, assustei-me com o que vi. As chamas estavam imensas. Pode ser que já tenham ficado assim antes, porém, eu nunca havia visto desta forma.
Há pouco tempo, um primo, engenheiro aposentado da Petrobras, explicou-me que quando há algum problema na refinaria, o petróleo cru, que chega sem parar por dutos, é lançado diretamente para a queima. Isso evita uma explosão quando alguma etapa do processo está em pane. Como não é possível parar a chegada do óleo, a melhor coisa é jogá-lo fora. Daí o fogo intenso.
Estou curioso, o que será que deu errado hoje, às 10h48, na Replan?

Obs: Em linha reta, estou há 19km das chaminés, segundo o Google Earth

12 comentários:

非凡 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mandy Oliiver disse...

Ola, visite nosso blog vc pode receber atualizaçoes direto no seu blog nos seguindo esperamos que goste dos nossos conteudos

http://ataqueid.blogspot.com/

gradecidos : Ataque ID :]

MaressaBrito disse...

kkkk, achei super interessante teu blog.
parabééns !!!!
seguindo :D

Liderjan Rissari disse...

Parabéns blog show de Bola....
sucesso ai...

Joan disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Biia_ disse...

adorei o bloog *-* segui :D

Vitor Diniz disse...

Que medo disso explodir!


Te convido a também visitar meu blog:

http://vitorconsidere.blogspot.com

Geraldo Brito (Dado) disse...

Legal o nome do seu blog...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Diego Cosmo disse...

http://dcosmo.blogspot.com/ - Nova postagem! "cosmo a pé"

A N D disse...

Pô meu professor que trabalha na Petrobras comentou isso na ultima aula, esse processo pra evitar uma explosão.

maybe disse...

I'm appreciate your writing skill.Please keep on working hard.^^